sexta-feira, 24 de junho de 2016

ACERVO DE JOÃO OSCAR É DOADO À CASA DA CÂMARA E CADEIA

(Marcelle Salgado - jornalista)  08/09/2015


Manuscritos, diplomas, moções, cartas pessoais, recortes de matérias em revistas e jornais, portarias de nomeações nas instituições pelas quais trabalhou, telegramas enviados de toda a parte do Brasil elogiando e torcendo pela vitória de João Oscar no Programa “O Céu é O limite”,  do apresentador J. Silvestre, da extinta TV Tupi, contabilizam centenas de documentos doados à Casa de Câmara e Cadeia de São João da Barra, no último sábado (06), pelo filho e herdeiro do acervo, o historiador, André Pinto.

Na manhã do dia 07, o prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco acompanhado da secretária de Educação e Cultura do município Leide Cristina Soares, de vereadores e de membros do staff do governo foram ver de perto todo o acervo doado ao município.

Objetos pessoais de João Oscar como caneta de bico-de-pena que ele utilizava para fazer os autógrafos de seus livros e para lavrar escrituras importantes, como a do Ex- presidente Geisel e da família Bloch, assim como o relógio que ganhou como uma das diversas ofertas do programa do apresentador J. Silvestre, além de troféus e medalhas, dentre elas, a maior Comenda do Estado do Rio, a medalha do Mérito Tiradentes também foram doados e estão disponíveis para a visitação na sala que leva o nome do escritor.

Também ficará em exposição permanente o documento da antiga Vila de São João Batista da Barra, de 1836, exibido com orgulho pela secretária de Educação e o prefeito sanjoanense durante um dos muitos registros fotográficos, e procurações e fac-símiles de testamentos que constam a transmissão de escravos para outros senhores.

João Oscar nasceu em seis de abril de 1939 e faleceu em seis de junho de 2006, sendo autor de 13 livros e dezenas de prefácios. Também pesquisador de curiosidade da história da região. A sua obra "Curunkango Rei", da editora Cromos, consta no rol do catálogo de obras literárias estrangeiras ao qual a Biblioteca Nacional Norte Americana, tem disponível para seus leitores americanos. A obra "A Saga de um Herói Negro", também figura por toda Europa, além de ter livros catalogados na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa.

Para o filho e doador do acervo, André Pinto, todos os objetos e documentos doados servirão para manterem viva a história deste escritor e historiador que tanto se dedicou em prol da cidade e região, “tem aqui as provas materiais de todo o trabalho desenvolvido por João Oscar do Amaral Pinto e com o reconhecimento de órgãos, como a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Câmaras Municipais, prefeitos e tantas outras autoridades, é um presente para toda a população de São João da Barra e visitantes da Casa de Câmara e Cadeia sanjoanense”, resumiu.

Doações Anteriores

Do acervo de João Oscar, já havia sido doado para a Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto, que funciona dentro da Casa de Câmara e Cadeia alguns Alvarás da Câmara Municipal que poderiam ter ido para o lixo décadas atrás, bem como algumas moedas de interessante valor histórico, destacando-se a moeda de 1000 réis cunhada em homenagem ao centenário da Independência do Brasil. Também as coleções do Tesouro da Juventude e Humberto de Campos – Episódio do Brasil anedótico, além de vasta bibliografia sobre a escravidão no Norte Fluminense, Estado do Rio, Brasil e Mundo com publicação em espanhol, inclusive.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário